sábado, julho 27, 2013

FINANCIAMENTO PARA A CRIAÇÃO DE MICRO/PEQUENAS EMPRESAS EM LISBOA

Os empreendedores dispõem de mais um instrumento de financiamento à instalação de novas empresas.
A Câmara Municipal de Lisboa vai aproveitar os fundos do programa Finicia para criar um fundo de 500 mil euros com o objetivo de apoiar financeiramente as pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.
Estes importantes apoios financeiros, são disponibilizados em parceria com o IAPMEI e no âmbito do programa em vigor, o Finicia. A  autarquia lisboeta vai desta formar apoiar a criação de novas empresas, incrementando assim a constituição de novas PME's na cidade.
O apoio da Câmara Municipal de Lisboa na criação de novas estruturas empresariais, será efetivado através do referido fundo. O modelo será equivalente ao de capital de risco, pois o fundo participará no capital social dessas PME’s em 20% do capital social.
Esta importante medida vai beneficiar os potenciais empresários que além de não disporem da totalidade do capital social para criarem o seu próprio negócio, contarão com uma instituição pública, que por si só, alavancará as possibilidades de obtenção dos restantes meios financeiros à instalação do negócio. Por outro lado, este fundo conta com um banco de referência na aplicação dos fundos -  o Montepio Geral, que entrará com quatrocentos, dos quinhentos mil euros previstos para o arranque do fundo.
Aproveitando o fundo do Finicia, a cooperação do IAPMEI e a intervenção do Montepio Geral, a Câmara Municipal de Lisboa dará um importante passo no incremento e incentivo ao empreendedorismo, à instalação de unidades empresariais pequena e média dimensão, e, por conseguinte, potenciará a criação de emprego, diminuindo desta forma o desemprego na cidade.
O Montepio Geral ficará incumbido de movimentar o fundo, com vista à atribuição dos subsídios municipais a conceder aos empreendedores que queiram instalar o seu negócio no concelho de Lisboa.

Sem comentários: