sábado, junho 29, 2013


ECONOMIA

Eurostat
Portugal foi o segundo país da UE que mais empregos destruiu
2013-06-14 16:49:23     
 
Lisboa – Segundo os dados do Eurostat, divulgados esta sexta-feira, Portugal registou no primeiro trimestre a segunda maior descida da taxa de emprego da União Europeia (UE).

De acordo com os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia, o número de pessoas com emprego em Portugal baixou 5,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2012.

A queda homóloga verificada em Portugal, nos primeiros três meses deste ano, foi a segunda maior entre os Estados-membros, apenas superada pela descida verificadas na Grécia (6,5%).

Depois da Grécia e de Portugal, surgem Espanha e Chipre, com um recuo trimestral do emprego de 4,3%, seguindo-se Itália, com uma queda de 1,2%.

Na zona euro, o emprego caiu 1% no primeiro trimestre, em termos homólogos, e na UE baixou 0,4%, depois de terem sido verificadas quedas homólogas de 0,8% e de 0,5%, respectivamente.

Por outro lado, doze países registaram um aumento da taxa de emprego. Do último trimestre do ano passado para o trimestre seguinte, as maiores subidas aconteceram no mercado de trabalho da Lituânia (2,4%), na Estónia (2,3%) e na Letónia (1%).


(c) PNN Portuguese News Networ

Sem comentários: