sábado, agosto 30, 2014

Bolsa de Investigação III (m/f)(29-08-14)


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Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro
Referência: BI/UI88/Plug&Heat/2014 

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto ”Plug&Heat – Sistema compacto de média potência para a produção de energia térmica a partir de biomassa” – projeto nº 38938, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).



Área Científica
: Ciências e Engenharia do Ambiente

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia do Ambiente, sendo condição de preferência ter experiência no desenvolvimento de trabalho de investigação no domínio da operação e controlo de sistemas de conversão termoquímica de biomassa à escala piloto, no desenvolvimento e operação de sistemas de amostragem e análise de gases, e na caracterização de gases e partículas resultantes da conversão termoquímica de biomassa, e reunir condições para poder vir a realizar Doutoramento neste domínio.

 

Plano de trabalhos: Durante a bolsa de investigação será desenvolvido trabalho relacionado com a conversão termoquímica de biomassa em instalações à escala piloto e de demonstração industrial, e inclui a participação em tarefas de: i) preparação e caracterização de amostras de biomassa a utilizar nas experiências de conversão termoquímica, ii) desenvolvimento de sistemas de monitorização e controlo de operação de fornalhas a biomassa, e de amostragem de gases e partículas, iii) realização de experiências de conversão termoquímica de biomassa numa instalação de demonstração industrial, iv) amostragem e caracterização de gases e partículas produzidos na instalação, v) manutenção de equipamentos experimentais, vi) realização de balanços de massa e energia em sistemas de conversão termoquímica de biomassa, e vii) elaboração de relatórios e de artigos científicos sobre o trabalho desenvolvido.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterada pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Luís Tarelho.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 4 meses, com início previsto em Outubro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 9 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de selecção: O método de selecção a utilizar terá em consideração os seguintes critérios:

1.  Currículo académico na área de objeto da bolsa;

2. Currículo científico e experiência em desenvolvimento de trabalho de investigação científica na área de objeto da bolsa, em particular nas seguintes componentes: i) conversão termoquímica de biomassa, ii) operação de instalações de conversão termoquímica de biomassa à escala piloto, iii) desenvolvimento de aplicações dedicadas a monitorização e controlo, e amostragem e caracterização de gases e partículas em processos de conversão termoquímica de biomassa, iv) amostragem e caracterização de gases e partículas em instalações conversão termoquímica de biomassa, e vi) processamento de informação experimental;

3.  Entrevista pessoal caso seja considerado necessário.

A valoração é de 0 a 20 pontos para cada um dos três critérios de seleção, e atendendo aos seguintes factores de ponderação: 35% para o currículo académico, 35% para o currículo científico e experiência, e 30% para a entrevista. Caso não seja necessário realizar entrevista, será atribuído igual fator de ponderação aos primeiros dois critérios supramencionados.

 

Composição do Júri de Selecção: Luís Tarelho (presidente), Arlindo Matos (vogal), professores auxiliares do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e Teresa Nunes (vogal), professora associada do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final afixada em local visível e público do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico (e-mail). 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 01 a 12 de setembro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

-  Carta de apresentação onde seja referida a motivação da candidatura para o trabalho em questão;

-  Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;

-  Fotocópia autenticada do(s) certificado(s) de habilitações;

- Fotocópia autenticada da certidão de aprovação nas unidades curriculares de formação (ficha com histórico de classificações) com classificações e ECTS;

-  Curriculum Vitae atualizado;

-  Lista completa da documentação apresentada.

 

As candidaturas deverão ser dirigidas a:

 

Professor Luís Tarelho

Departamento de Ambiente e Ordenamento

Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio sob registo para a Secretaria do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sito no Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro.

(disponível em http://www.eracareers.pt a 29-08-14)

Produtos Sugeridos

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sexta-feira, agosto 29, 2014

Informaçao do Politecnico de Leiria


programa Retomar tem candidaturas abertas

Até 30 de setembro, decorre o prazo de submissão do requerimento de atribuição da bolsa Retomar, para o ano letivo 2014/2015.

O que é?

O Programa Retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.

Quais os objetivos?

• Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
• Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;
• Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET).

Quem se pode candidatar?

São abrangidos por este apoio os estudantes que, tendo abandonado a frequência do ensino superior, venham a inscrever-se em ciclos de estudo conducentes ao grau de licenciado, em ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre e em ciclos de estudo conducentes ao grau de mestre.
Considera -se elegível, para efeitos de atribuição da bolsa Retomar, o estudante que, cumulativamente:
a) Seja nacional de um Estado-membro da União Europeia;
b) Tenha estado matriculado num estabelecimento de ensino superior e inscrito num curso e não o tenha concluído;
c) Tenha interrompido a inscrição no curso em momento anterior a 1 de março do ano civil em que é requerida a atribuição da bolsa;
d) Tenha regressado aos estudos superiores, até 15 de outubro, e efetivado a respetiva inscrição;
e) Possa concluir o curso, atenta a duração máxima para concluir o mesmo, com idade inferior a 30 anos;
f) Esteja em situação de desemprego;
g) Não se encontre a frequentar quaisquer programas de aprendizagem ou de formação profissional.

É inelegível o jovem que:
a) Tenha visto o direito à inscrição prescrito;
b) Tenha concluído um curso conducente ao mesmo grau para o qual requer a bolsa Retomar.

quinta-feira, agosto 28, 2014

mais cursos gratis

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terça-feira, agosto 26, 2014

EMPREGO TABAQUEIRA OU PMI ....PHILIP MORRIS INTERNATIONALES

TÁGIO / SINTRA

  • PRAZO DE CANDIDATURA
    31 agosto 2014
  • EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
    sem experiência
ÁREAS FUNCIONAIS
  • Marketing
  • Compras/Vendas/Desenvolvimento de Negócio
DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES
A OPORTUNIDADE
Irás integrar a equipa de Commercial Planning da Tabaqueira com o objectivo de desenvolver diversos projectos ligados às mais variadas áreas do Departamento, onde poderás pôr em prática os teus conhecimentos técnicos e desenvolver as tuas competências profissionais. Terás a oportunidade de ganhar um sólido conhecimento do que são os processos e as melhores práticas de trabalho, numa empresa multinacional.
O QUE OFERECEMOS
- A possibilidade de ganhares experiência num ambiente dinâmico, onde a inovação é uma constante.
- Aprendizagem e desenvolvimento num contexto verdadeiramente internacional.
- Contrato de estágio remunerado - apenas possível para candidatos sem experiência profissional (poderão ter tido outros contratos de estágio).
PERFIL PRETENDIDO
Se és Recém-Licenciado e procuras uma experiência numa empresa verdadeiramente internacional e líder de mercado, que te permita desenvolver competências e ganhar conhecimentos na área Commercial (Marketing&Sales), candidata-te a esta oportunidade.
Procuramos candidatos com licenciatura em Gestão, Marketing ou áreas similares.

domingo, agosto 24, 2014

Propostas da Evolui.com

 Preste atenção para cursos novos
                             

Uma Aplicação para Criação de Conteúdos Multimédia

Preço: € 99,90
Calendário: de 1 a 28 de Setembro de 2014
Nº de Aulas: 11
Nº de Horas: 22
Formador: Sandra Cristina de Oliveira

INSCREVA-SE NESTE CURSO

RESUMO
Aprenda a desenvolver conteúdos multimédia interactivos com o Adobe Director.

OBJECTIVO GERAL
Criar apresentações e demonstrações interactivas, jogos, simulações e cursos em e-learning para publicação online ou em CD ou DVD.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Conhecer a área de trabalho
Saber personalizar a área de trabalho
Identificar as ferramentas principais, as suas características e funções
Compreender a importância das cast interna e externa
Identificar as ferramentas auxiliares, as suas características e funções
Conhecer as componentes multimédia integrantes do programa
Criar animações e compreender as suas técnicas
Utilizar Behaviors predefinidos
Conhecer os canais do score – Som, transacções, paletes e tempo
Compreender a hierarquia do scripts no lingo
Criar movie scripts, cast e sprite scripts e frame scripts
Reconhecer a necessidade de utilizar Xtras
Saber instalar Xtras
Importar diversos ficheiros multimédia para o cast e para o stage
Criar elementos 3D
Identificar os vários formatos de publicação
Saber proteger o seu trabalho
Criar um projector
Criar um autorun
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a técnicos multimédia, informáticos, produtores de conteúdos digitais, pedagogos, professores e técnicos de formação.

APLICAÇÕES PRÁTICAS
Este curso permite-lhe criar apresentações e demonstrações interactivas, jogos, simulações e cursos em e-learning quer para publicação na Internet quer em CD ou DVD.

PROGRAMA
Introdução ao Programa
Apresentação da Área de Trabalho
Conhecer as Ferramentas Principais
Trabalhar com as Ferramentas Principais
Gravar o Trabalho
As Ferramentas Auxiliares e as suas Funções
Conceito e Componentes Multimédia
Criar e Importar Elementos Multimédia
As Sprites
A Animação e as suas Técnicas
Navegação e Interactividade
Os Canais de Efeitos
A Linguagem Lingo
Scripts
Eventos e Handlers
Rótulos do Score
Incorporação de Flash
Incorporação de Gifs Animados
Incorporação de PowerPoint
Incorporação de QuickTime
Xtras
Publicação e Distribuição
Ambiente Tridimensional
Texto 3D
Projecto
Distribuição
FUNCIONAMENTO
Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
Cada aula tem uma duração média estimada de 2 horas.
Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize os trabalhos e os testes propostos, participe nas discussões online e tenha avaliação final positiva.
REQUISITOS
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
Poderá fazer download da versão de demonstração do programa. Os requisitos mínimos para correr o Adobe Director 11.5 são: Windows XP, Windows Vista, 512 MB de memória (preferencialmente 1 GB), 2GB espaço em disco para instalação, velocidade do processador: 2GHz.
Ter ou instalar o player de vídeos da QuickTime.
Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
PRÓXIMAS DATAS DESTE CURSO
de 1 a 28 de Setembro de 2014
de 24 de Setembro a 21 de Outubro de 2014
de 17 de Outubro a 13 de Novembro de 2014
de 9 de Novembro a 6 de Dezembro de 2014

INSCREVA-SE NESTE CURSO

Cursos gratis on-line

Ciências da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa

Grau: Licenciatura
Web plano curricular: Ver o plano curricular no site da instituição
Modalidade de Ensino: Presencial - Online
Área Conhecimento: Ciências da comunicação e jornalismo
Duração: 6 semestre/s
Sessão: Diurno
Vagas: 60
Requisitos de admissão:
Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

- História.

- Inglês.

- Português. 

sábado, agosto 23, 2014

Mais cursos para uma profissao

Pós-Graduação em Marketing e Comunicação em Saúde
Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis




Marketing e Comunicação em Saúde
(PÓS-GRADUAÇÃO)

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O curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação na Saúde tem como finalidade preparar os profissionais de saúde para que entendam os fatores chave da tomada de decisões em marketing, de modo que desenvolvam e implementem com êxito boas práticas de marketing estratégico e operacional.

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Ano letivo 2014/2015

Edital, 3ª Fase

Edital, 2ª Fase

Edital, 1ª Fase

Critérios de seriação

Boletim de candidatura

Ficha técnica

Plano de Estudos

Tabela de Emolumentos – Reduzimos o valor da propina anual para 1.470,00€

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CANDIDATURAS  ONLINE

Ler antes de submeter a sua candidatura online!

Para que a sua candidatura online seja considerada válida, é necessário que, além da prestação da informação/documentação relativa ao concurso/forma de acesso e ingresso aplicável e ao respeito pelos prazos consignados, proceda ao envio de comprovativo de pagamento da taxa de candidatura para ingresso@esenfcvpoa.eu ou secretaria@esenfcvpoa.eu .

A referida taxa deve ser paga para o seguinte NIB: 0045 3090 40194248107 07,  da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

Seguidamente, iremos proceder à análise dos seus dados.

Por favor consulte os Termos e Condições das Candidaturas Online da ESEnfCVPOA.

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Condições Especiais:

- Isento de taxa de candidatura, enfermeiros que tenham colaborado com a ESEnfCVPOA no acompanhamento de estudantes em Ensinos Clínicos/Estágios;

- Isento de taxa de candidatura; 50% na taxa de matrícula e 2% do valor da propina anual para Sócios da Associação dos Antigos Estudantes da ESEnfCVPOA;

- Isento de taxa de candidatura e 30% na taxa de matrícula para Antigos Estudantes da ESEnfCVPOA;

- 5% no valor total da propina, quando paga na sua totalidade no ato da matrícula.

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Informações

ESEnfCVPOA
Rua da Cruz Vermelha, Cidacos, Apartado 1002
3720-126 Oliveira de Azeméis
Telefone: 256 661 430
Fax: 256 661 439

E-mail: ingresso@esenfcvpoa.eu | secretaria@esenfcvpoa.eu

Da Lusófona que tem muito para ensinar


Cursos Profissionais


Destinatários
Os Cursos Profissionais destinam-se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente.

Duração

3100 horas de formação, duração de três anos lectivos.

Horário

Diurno.

Certificação

Diploma do Ensino Secundário e Qualificação Profissional de nível 4.

Condições de Frequência

Mensalmente, de Setembro a Junho - 35,00€ / mês
O valor inclui a documentação de apoio para todas as disciplinas, serviços de CD-Mediatecaapoio de técnicos de laboratório para a realização dos projectos, visitas de estudoOrientação Vocacional e actividades de Outdoor.

Outras modalidades de pagamento:
Na íntegra em Setembro - 315,00€ (desconto de 10%)
No início de cada trimestre - 110,83€ / trimestre (desconto de 5%)

ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA OS ESCALÕES 1 E 2


Apoios no Âmbito da Acção Social Escolar: Ver aqui
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Título do artigo
1Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica Automóvel
2Técnico de Mecatrónica
3Técnico de Energias Renováveis - Variante de Sistemas Solares
4Técnico de Electrónica, Automação e Comando
5Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
6Técnico de Óptica Ocular
7Técnico de Contabilidade
8Técnico de Gestão

Cursos Piaget

CET – Cursos de Especialização Tecnológica

Quem se pode candidatar

Podem candidatar-se à inscrição num CET:
  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os indivíduos que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
  • Titulares de uma qualificação profissional de nível 3;
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos que, com base na sua experiência, tenham capacidades e competências para ingressar no CET em causa.

Como candidatar-se e que documentos preciso entregar?

Para formalizar a candidatura, os interessados deverão preencher a ficha de candidatura e entregá-la na secretaria-geral do respectivo estabelecimento de ensino.
Juntamente com a ficha de candidatura, deverão ser entregues os seguintes documentos:
  1. Bilhete de Identidade (original e fotocópia)
  2. Cartão de Contribuinte (original e fotocópia)
  3. Certificado de Habilitações Literárias (original e fotocópia)
  4. Curriculum Vitae actualizado
  5. Duas fotografias tipo passe (a cores)

Tenho de pagar propina?

Os estabelecimentos de ensino superior tutelados pelo Instituto Piaget são estabelecimentos do sector cooperativo razão pela qual os alunos têm de pagar propinas para frequentar o curso. Para mais informações info@piaget.org.

Qual a duração dos cursos?

Os cursos podem ter a duração de um ano e meio, incluindo a componente letiva e estágio em contexto real de trabalho.

Os CET funcionam em horário laboral ou pós-laboral?

Os CET funcionam em regime diurno. Só serão promovidos cursos em horário pós-laboral, caso seja solicitado pela maioria dos matriculados de um determinado curso.

Que tipo de diploma recebo após a conclusão do curso?

Os CET conferem um diploma de especialização tecnológica (DET) e uma qualificação profissional de nível 5.

Posso candidatar-me com um CET ao ensino superior?

Depois de terminado o curso, as pessoas que optarem pelo prosseguimento dos estudos, poderão candidatar-se ao Ensino Superior através dos Concursos Especiais de Acesso.
A formação realizada nos CET é creditada no âmbito do curso superior em que o titular do DET seja admitido, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 88/2006, art. 28º.

Calendário 2014/2015

1ª Fase
Candidaturas01/07 a 28/07
Publicação das listas provisórias31/07
Prazo de Reclamaçõesaté 01/08
Publicação das listas definitivas04/08
Efetivação da Matrículaaté 18/08
2ª Fase
Candidaturas29/07 a 18/08
Publicação das listas provisórias21/08
Prazo de Reclamaçõesaté 22/08
Publicação das listas definitivas25/08
Efetivação da Matrículaaté 29/08
3ª Fase
Candidaturas19/08 a 15/09
Publicação das listas provisórias18/09
Prazo de Reclamaçõesaté 19/09
Publicação das listas definitivas22/09
Efetivação da Matrículaaté 29/09
4ª Fase
Candidaturas16/09 a 20/10
Publicação das listas provisórias23/10
Prazo de Reclamaçõesaté 24/10
Publicação das listas definitivas25/10
Efetivação da Matrículaaté 31/10

sexta-feira, agosto 22, 2014

Trabalhar na Europa

Conteúdos
1 Questões frequentes
1.1 Candidaturas a organismos da União Europeia
1.1.1 Como proceder para me candidatar?
1.1.2 Para onde envio a candidatura?
1.1.3 Não encontrou uma vaga para si?
1.2 Candidaturas à carreira geral da União Europeia
1.2.1 Como criar uma conta EPSO?
1.2.2 Como determinar a primeira e a segunda língua?
1.2.3 Que testes tenho de realizar?
1.2.4 Como preparar-me para os exames CBT?
1.2.5 Onde faço os testes CBT?
1.2.6 Que devo levar para os testes?
1.2.7 Esqueci-me do dia dos testes, posso marcar outra data?
1.2.8 Onde fica o Assessment Centre?
1.2.9 Posso concorrer a mais do que um concurso?
1.2.10 Se ficar apurado sou recrutado?
1.3 Questões frequentes sobre Peritos Nacionais Destacados (PND)

Candidaturas a organismos da União Europeia

Como proceder para me candidatar?
O primeiro passo é ler atentamente o anúncio publicado em cada vaga e verificar se possui os requisitos exigidos: habilitações académicas, experiência profissional ou outro qualquer. Posteriormente, deve proceder conforme solicitado no anúncio; se for o EPSO a abrir o concurso deve começar por criar conta no sítio EPSO; se for um outro organismo a abrir o concurso, proceda como solicitado no anúncio, provavelmente, enviar o seu CV e uma carta de motivação.
Para onde envio a candidatura?
A candidatura é sempre enviada diretamente para a entidade que abre o concurso. Deve ler-se atentamente o anúncio pois são dadas informações claras e precisas sobre como concorrer. No caso da carreira geral (funcionalismo público comunitário), a entidade que recebe e seleciona é o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO - European Personnel Selection Office).

Não encontrou uma vaga para si?

Se não consegue encontrar nos organismos da União Europeia um emprego adequado para si, pode também tentar o sítio Internet EURES, que divulga empregos em todos os Estados-Membros da União Europeia e não só nos organismos da UE ou qualquer um dos links úteis indicados na barra direita do sítio Internet Trabalhar na UE.

Candidaturas à carreira geral da União Europeia

Como criar uma conta EPSO?


A conta EPSO é o registo eletrónico dos seus dados pessoais e morada de contacto criada pelos candidatos quando pretendem concorrer a um concurso e serve para comunicar entre o candidato e o EPSO. Para criar a sua Conta, clique em "Create your EPSO Account" no sítio EPSO e preencha todos os dados requeridos. Só pode criar uma conta. Se pretende candidatar-se a mais do que um concurso use a mesma conta.

Como determinar a primeira e a segunda língua?

A língua principal ou primeira língua deve ser uma das 23 línguas oficiais da UE e aquela que melhor domina – provavelmente a sua língua materna (pelo menos um nível C 1) mas pode ser outra. A segunda língua tem obrigatoriamente que ser diferente da 1ª e deve ser Inglês, Francês ou Alemão.

Que testes tenho de realizar?

Os testes para concorrer a um concurso geral consistem numa pré-seleção, baseados em CBT - Computer Based Tests, realizados no país onde vive e na 1ª língua; a segunda fase de testes realiza-se no Assessment Centre, na maioria das vezes em Bruxelas e geralmente consistem na defesa de um case study, num exercício de grupo, numa entrevista estruturada e numa apresentação oral, na 2ª língua escolhida: FR, EN ou DE.

Como preparar-me para os exames CBT?

Treine o máximo que puder, pois a experiência é vital para conseguir obter sucesso nestes testes. Encontra exemplos destes testes no sítio EPSO ou no sítio www.trabalharnauniaoeuropeia.eu; a Biblioteca Jacques Delors sediada na Reitoria da Universidade de Lisboa, possui livros de testes que pode consultar e treinar (9.30 – 18h). Estes testes são realizados na primeira língua.

Onde faço os testes CBT?

A primeira bateria de testes (raciocínio verbal, numérico e abstrato) é realizada no país onde vive; em Portugal, têm sido efetuados em Lisboa, na Universidade Lusófona.

Que devo levar para os testes?

Deve levar apenas a sua identificação (BI ou cartão de cidadão) e cópia do mail recebido do EPSO com confirmação dos testes. Se necessitar calculadora, é-lhe fornecida no local dos testes.

Esqueci-me do dia dos testes, posso marcar outra data?

Não. Se se esqueceu de ir fazer os testes CBT, a sua candidatura será considerada inválida e a sua participação nesse concurso acabou.
Onde fica o Assessment Centre?

A maioria dos Assessment Centres ficam em Bruxelas; receberá uma convocatória na sua conta EPSO para a realização destes testes. Em princípio, receberá uma ajuda monetária para a deslocação ao Assessment Centre.

Posso concorrer a mais do que um concurso?

Em geral, pode candidatar-se a quantos concursos quiser ou puder, de acordo com as suas habilitações. No entanto, note que quando um anúncio se refere a várias áreas, na maioria das vezes só pode candidatar-se a uma delas. O anúncio dirá isto claramente. Por exemplo, se se candidatou ao concurso de assistente em dezembro, pode candidatar-se a Administrador em março, desde que acabe a licenciatura até final de julho do ano em curso.

Se ficar apurado sou recrutado?

Passar todos os testes e ser um laureado não garante o recrutamento imediato por parte das instituições europeias. Passará a fazer parte de uma lista de reserva, válida por 1 ou mais anos, aonde posteriormente as instituições recorrem quando necessitam um candidato.

Cursos para formaçao

União Europeia oferece 40 cursos online gratuitos



Portugal é um dos onze países que vai integrar a iniciativa “MOOC” (cursos em linha abertos a todos), no âmbito da qual estarão disponíveis gratuitamente cerca de 40 de cursos online, em 12 línguas diferentes.
A iniciativa, que conta com o apoio do executivo comunitário, é liderada pela Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) e envolve, principalmente, universidades abertas em Portugal, França, Itália, Lituânia, Holanda, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Cerca de 40 cursos estarão disponíveis (http://www.openuped.eu/) gratuitamente e em 12 línguas diferentes (as 11 línguas dos parceiros e o árabe) no âmbito desta iniciativa.
Os cursos podem ser frequentados num período determinado ou a qualquer momento e têm, geralmente, uma duração de 20 a 200 horas de estudo.
Uma vez concluídos os cursos, os alunos receberão um certificado de conclusão, um distintivo, ou um crédito certificado que pode contar para um diploma de fim de estudos.
Neste último caso os alunos terão de pagar o certificado, que pode custar entre 25 e 400 euros, dependendo da duração do curso (o número de horas letivas) e da instituição.