sábado, julho 27, 2013

FINANCIAMENTO PARA A CRIAÇÃO DE MICRO/PEQUENAS EMPRESAS EM LISBOA

Os empreendedores dispõem de mais um instrumento de financiamento à instalação de novas empresas.
A Câmara Municipal de Lisboa vai aproveitar os fundos do programa Finicia para criar um fundo de 500 mil euros com o objetivo de apoiar financeiramente as pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.
Estes importantes apoios financeiros, são disponibilizados em parceria com o IAPMEI e no âmbito do programa em vigor, o Finicia. A  autarquia lisboeta vai desta formar apoiar a criação de novas empresas, incrementando assim a constituição de novas PME's na cidade.

Casos de sucesso

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INOVADORas  



A inovação tem potenciado casos de sucesso em Portugal, quer de instituições públicas quer de entidades privadas, mas, muito em particular, de PME e de "start-up".
Nas páginas seguintes vamos conhecer alguns exemplos de micro e pequenas empresas inovadoras que foram apoiadas pelo QREN, dando conta da diversidade de actividades apoiadas e do tipo de inovação envolvido em cada caso







A descida do Imposto sobre as Pessoas Coletivas (IRC) é a medida que marca a reforma da tributação das empresas. Prova disso foi a guerra entre as Finanças e a Economia sobre a paternidade da redução da taxa. É um bom cartão de visita junto dos investidores estrangeiros e ao mesmo tempo dá resposta aos apelos dentro de portas para se baixar a carga fiscal.
O Expresso teve acesso a parte do relatório produzido pela Comissão para a Reforma do IRC, liderada por António Lobo Xavier, onde é sugerida a redução progressiva, até 2018, da taxa nominal agregada do imposto, que neste momento pode atingir 31,5% (ver texto em baixo), para 19%. A intenção é colocar o IRC ao nível do "primeiro quartil da União Europeia", refere o documento. A comissão responsável pelo novo figurino do imposto, que foi criado há 25 anos, foi constituída, em janeiro, pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. Em seis meses, o grupo de trabalho elaborou mais de 300 páginas com propostas e respetiva fundamentação, bem como um anteprojeto de lei com medidas concretas.

sábado, julho 20, 2013






Micro empresas do interior têm 38 milhões para criar emprego
As  candidaturas ao Valorizar terão início a 15 de Fevereiro e prolongam-se por todo o ano. São elegíveis investimentos a partir dos cinco mil euros e parte do apoio é a fundo perdido.
As micro empresas das regiões do país com problemas de desertificação e interioridade vão ter ao seu dispor 38,5 milhões de euros em fundos comunitários para as ajudar a investir e a criar emprego. O Ministro da Economia e o secretário de Estado do Desenvolvimento vão hoje a Portalegre anunciar as bases do programa Valorizar que tem por meta apoiar entre 1.250 e cinco mil empresas e entre 1.250 e dez mil postos de trabalho.

Concursos públicos

Como concorrer

Estando registado como empresa ou como empresário em nome individual em qualquer Estado-membro, pode concorrer aos concursos públicos que as instituições e outros organismos da União Europeia (UE) abrem regularmente.

Sabia que o «mercado da contratação pública nos Estados-Membros atingiu cerca de 1,8 biliões de euros em 2006, correspondendo a 16% do PIB da UE» e que «foram adjudicados às PME (…) 42% dos contratos públicos de montantes superiores aos limiares fixados pela UE, o que corresponde a 64% do número de contratos»?

Se concorrer poderá ter de preencher em algumas instituições ou outros organismos da UE um formulário de registo para dar conta da sua situação enquanto empresa ou empresário. Conheça os exemplos do Conselho da União Europeia e do Eurostat (Serviço Estatístico da União Europeia).


Quer a sua empresa a trabalhar com as instituições da União Europeia?
Conheça os concursos públicos a decorrer nas instituições e organismos da União Europeia, em particular nos que se localizam em Portugal. Procure pela sua área de negócio, navegue por este sítio, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, para esclarecer as suas dúvidas e tire partido das nossas pesquisas pré-definidas: por setor de atividade, por tipo de procedimento, por tipo de concurso e/ou por tipo de contrato.

Aproveite as oportunidades que as instituições da UE proporcionam e dê à sua empresa uma escala europeia. Seja empreendedor, inove, faça parcerias e aproveite para expandir o seu negócio.

Saiba como concorrer e conheça as páginas Internet das instituições UE dedicadas exclusivamente a concursos públicos e a concursos de baixo valor (abaixo de 60.000 EUR).

domingo, julho 07, 2013

Informaçoes da FIbra

O Agregador das ComunicaçõesRedes SociaisPortugueses criam jogo de estratégia para o Facebook
Portugueses criam jogo de estratégia para o FacebookPDFVersão para impressão
16 agosto 2012
 Portugueses criam jogo de estratégia para o FacebookA Yucca Tech, uma empresa de tecnologia e social media criada em julho, está a desenvolver o GodZ, o primeiro jogo de estratégia feito por uma empresa portuguesa para o Facebook.
 
Segundo a empresa, em GodZ “o jogador irá ter o poder de um dos três deuses determinados em derrotar Afexha, a deusa da morte e a grande vilã do mundo de GodZ”. Este projeto é mais do que um “mero e simples jogo social”. 
 
Trata-se de um jogo com uma “grande componente de estratégia” onde, independentemente do rumo ou das ações que o jogador fizer ao longo do jogo, “existe uma história paralela que se desenrola por capítulos”, refere a empresa. Cada capítulo “conta uma parte da história de GodZ e sempre que um termina o jogador entra numa nova fase do jogo”.
 
O conceito do jogo é inspirado em "elementos da cultura maia, azteca e inca, com uma grande dose de tecnologia à mistura, que levaram à criação de um novo estilo de desenho: o Maiatech”. 
 
Este é o primeiro de quatro jogos que a Yucca Tech pretende lançar na rede social Facebook nos próximos dois anos. A empresa, fundada por dois amigos portugueses ao qual se juntou um parceiro angolano, recebeu um incentivo do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) de cerca de 500 mil euros. 
 
Fonte: Yucca Tech

Emprego pelo mundo





Amazon tem milhares de oportunidades


Amazon é uma empresa multinacional de vendas online, sediada nos Estados Unidos, em Seattle. Foi uma das pioneiras na área de vendas de artigos na internet, seguindo-se, depois dela, muitas outras. A Amazon é proprietária, também, da Alexa Internet, a9.com, e IMDb.
A multinacional, devido ao trabalho diário que tem, precisa sempre de novos colaboradores.
As áreas são diversas. Por exemplo, precisam, hoje, técnicos de data center para São Paulo, engenheiros de software para Toronto, um arquitecto de soluções ecológicas para Hong Kong, ou um designer para o Luxemburgo. A maioria das oportunidades são para os Estados Unidos, China e Canadá, pois é onde o volume de negócios tem uma importância maior.